terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jesus e a não-religião




Cada vez que olho para a igreja evangélica moderna o sentimento que meu coração mais manifesta por ela é este: Dó, PENA.

O religioso evangélico moderno não crê definitivamente em Jesus e em sua mensagem, por isso está tão íntimo de Deus quanto um polvo abandonado no solo seco do deserto do Saara. Compreende tão bem as palavras do Mestre quanto um cachorro estudando física nuclear. E se empenha tanto na missão de Cristo quanto uma criança mimada frente a um prato de jiló.

A religião tem sido, séculos a fio, exatamente a responsável por nos anestesiar das verdades proclamadas pelo evangelho de Cristo. Nos preocupamos com o dízimo, e não ajudamos os necessitados; nos atemos à música e não vivemos uma vida de adoração; estudamos exaustivamente a teologia, e não vivemos a vida de Cristo.

Paulo disse a Timóteo q todo aquele que deseja piamente seguir a Jesus, SOFRERÁ PERSEGUIÇÕES. A religião, por outro lado, busca a cada dia se tornar mais ACEITÁVEL do ponto de vista secularizado. Ou então, quando foi a última vez que você ouviu um pregador que anunciava do púlpito as palavras de Jesus:

"Quem não aborrecer pai, mãe, e até a si mesmo, não pode ser meu discípulo"

"Todo aquele que dentre vós não renuncia TUDO quanto tem NÃO PODE ser meu discípulo"

"Arrependei-vos pois é chegado o Reino dos Céus"???

Simples. A religião não prega estas palavras porque a religião não tem parte com Cristo.

Tenho ouvido de alguns irmãos que devemos preservar nossas raízes religiosas, seguindo o exemplo de Cristo, que não deixou de ser judeu. Ta certo, Jesus não abandonou o judaísmo no qual nasceu, porém ele não se calou diante da opressão dos sacerdotes, antes pôs o dedo na ferida da religião, ao ponto deles o matarem.

O que mais me intriga é que os judeus buscavam um messias que os livrasse do jugo político romano, porém Jesus surge como o messias que intenta livrá-los do jugo religioso, ou seja, deles mesmos.

Afinal, o que Jesus queria dizer quando falava "Ouviste o que foi dito por Moisés.... Eu porém vos digo...?". A verdade é que não dá pra conciliar religião e Jesus. O Sermão da Montanha (Mateus 5, 6 e 7) deixa isso muito evidente.

Nessa passagem Jesus diz que se alguém fosse um bom judeu, deveria apedrejar sua filha que perdeu a virgindade antes do casamento. É o que diz a religião. Se alguém fosse um bom judeu, deveria odiar seus inimigos. Mas se alguém quer ser um discípulo de Jesus ele deve amar ao seu próximo, e também seus inimigos. Orar por quem o persegue. Ser sal e luz por onde passa, expalhando as boas novas e o amor de Deus!

Veja bem, se eu tenho algo que não me serve, para que continuar com ele? Se eu sei que aquilo só está servindo para atrapalhar e normatizar negativamente minha relação com Deus, para que eu sigo aquelas regras?Jesus foi absolutamente contra as práticas religiosas. E atacava a religião até mesmo no patio do templo, onde costumava reunir-se com os seus discípulos.

Que diriam se um profeta mais exaltado levasse um chicote a um certo "encontro gideônico", em Santa Catarina?

A religião é o próprio erro humano. O esforço para alcançar a Deus por nosso mérito. Isso é simplesmente impossível. Mas a bíblia ensina que foi o próprio Deus quem fez o caminho de retorno, nos religando ao Pai. Por isso a graça nos alcançou.

Se por um acaso a religião nos faz seres humanos melhores (e eu sinceramente duvido muito) é para nos gabarmos do que somos, e diminuirmos nosso próximo. É isso que a história da religião nos mostra. Nesse contexto, a missão de qualquer discípulo de Jesus que esteja engajado em alguma religião deveria ser unicamente de abrir os olhos dos fiéis para a verdade, que é NÃO HÁ SALVAÇÃO NA RELIGIÃO.

Glória a Deus pq o Reino dos Céus chegou a nós... Não apenas como uma esperança de um dia desfrutarmos do paraíso na eternidade, mas como uma vida abundante de adoração prática, capaz de impactar a sociedade em que vivemos.

3 comentários:

  1. Se por um acaso a religião nos faz seres humanos melhores (e eu sinceramente duvido muito) é para nos gabarmos do que somos, e diminuirmos nosso próximo. É isso que a história da religião nos mostra. Nesse contexto, a missão de qualquer discípulo de Jesus que esteja engajado em alguma religião deveria ser unicamente de abrir os olhos dos fiéis para a verdade, que é NÃO HÁ SALVAÇÃO NA RELIGIÃO.

    Respondendo :
    ISTO É VERDADE,MAS A BÍBLIA APENAS FALA DE UM POVO DE DEUS,E NÃO DE UM CONJUNTO DE RELIGIÕES,NO PASSADO EXISTIA UM POVO DE DEUS,E HOJE EXISTE UM POVO FORMADO POR VÁRIAS NAÇÕES DA TERRA.


    (Revelação 7:9-10) . . .Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. 10 E gritavam com voz alta, dizendo: “[Devemos] a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.”
    APENAS EXISTE UMA SÓ FÉ,E A BÍBLIA DESCREVE QUAL,EU NÃO A VOU PÔR AQUI PARA NÃO ENTRAREM EM DEBATES,TÊM DE ESTUDAR AS ESCRITURAS SAGRADAS COM OS PREGADORES DAS BOAS NOVAS,DA VOSSA ZONA.

    (Efésios 4:4-6) . . .Há um só corpo e um só espírito, assim como também fostes chamados em uma só esperança a que fostes chamados; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por intermédio de todos, e em todos.

    APENAS UMA FÉ VÁLIDA,E NÃO ESTE NEGÓCIO SUJO DE RELIGIÃOS QUE VAI POR ESTE MUNDO FORA.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.

    Lembrou bem Efésios 4. Um só Deus, pai de TODOS. Ou seja, cada ser humano, cada indivíduo na face da terra pode assumir seu papel de filho.

    Esta é a numerosa multidão de que trata o apocalipse. Não os membros da igreja evangélica, católica, pentecostal histórica evangeligospel (pra emprestar o termo do Robson Ramos. Mas todos aqueles que escolheram caminhar em Cristo.

    Infelizmente tenho certeza de que muitos se surpreenderão naquele dia. Pois crêem que fazem parte do povo de Deus. Afinal, seus pastores lhes enganaram. Infelizmente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por encontrar um blog como o dos discípulos. Como desejo reunir-me com discípulos verdadeiros. Tenho certeza de que apenas um discípulo verdadeiro vale mais do que os quase três bilhões que se dizem cristãos. Estou me preparando para cumprir a minha missão. E sei que a condição primeira para ser aluno do mestre é a renúncia à posse: "Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo" Lc 14,33. A minha missão, penso que a de qualquer cristão, está em fazer ressurgir a comunidade dos primeiros cristãos, como descrita em Atos 2,44ss e 4,33ss, pois ela se apresenta como ideal, que em sua plenitude é o próprio Reino de Deus.
    Abraço.

    ResponderExcluir